Cloud e-commerce

História do e-commerce

Na nossa visão, a actividade comercial na Internet não se baseia na ideia de que todo o processo comercial é necessariamente transposto para a Internet, mas sim que a Internet é um suporte para uma conjunto de ferramentas informáticas que assiste no processo comercial permitindo uma comunicação interactiva, eficaz e eficiente, entre os comerciantes e os clientes, ou potenciais clientes.


Uma breve revisão da história da integração de meios electrónicos no processo comercial faz a evocação de projectos pioneiros anteriores à Internet como o EDI e o Minitel que permitiam a realização de transacções em redes de dados. Mas também evoca as bilheteiras automáticas ou ainda o uso de máquinas de fax para efectuar encomendas ou para enviar informações comerciais. 


A disponibilidade comercial da Internet acontece durante os anos 90, após uma longa fase de maturação tecnológica em que a Internet estava disponível apenas nos meios, militares, científicos e académicos que durou mais de 20 anos. O desenvolvimento das soluções de e-commerce sobre a infraestrutura da Internet, iniciou-se em meados dos anos 90. A Amazon (1994) despertou o mundo empresarial para a importância da Internet e ao ser primeira empresa de sucesso orientada e-commerce tornou-se o seu ícone.


As soluções de comércio electrónico na Internet têm se desenvolvido em consonância com os diversos desenvolvimentos sociais e tecnológicos paralelos que têm concorrido para tornar possível as modernas soluções de e-commerce na Internet.




Existem alguns elementos chave que têm permitido avanços nas práticas comerciais na Internet, para melhor compreensão dividimos estes elementos em duas dimensões, que muitas vezes estão interligadas.


Aspectos sociais, dos quais se destaca a dimensão do mercado dos utilizadores da Internet e o conceito de software entregue em código fonte e cuja licença que permite não só a sua utilização mas também a sua alteração e redistribuição gratuitas.

Inovações tecnológicas paralelas que convergem para o aumento do mercado, melhoria dos conteúdos disponíveis, facilidade e riqueza da interacção dos web sites, novas possibilidades de modelos de negócio.



Inicio da Web em 1991 com as primeiras implementações do HTTP sobre tcp/ip para transporte de descrições de página em HTML.

Desenvolvimento do Linux em 1992 (Sistema operativo grátis usado em servidores)  

Adopção do SSL em 1994 pela Netscape (segurança nas comunicações)

O lançamento do Javascript pela Netscape em 1995 (linguagem de programação a ser executada no navegador, cliente)

Servidor apache em 1995 (Servidor de HTTP / WWW grátis) 

Definição do HTML 2.0 em 1995 (padrão da linguagem descritora de pagina)

Protocolo HTTP 1.0, em desenvolvimento desde 1992 e finalizado em 1996 (flexibilidade bidireccional das comunicações)

Servidor apache em 1995 (Servidor de HTTP / WWW grátis) 

Linguagem de programação PHP em 1995 (uma das linguagens executadas nos servidores mais usadas nos projectos de e-commerce)

Ascenção do Google em 1998 (com as suas ferramentas de pesquisa, o google facilitou a visibilidade dos novos negócios na net, dando-lhes uma vantagem competitiva importante)

Definição do HTML 4.01 em 1999 (padrão da linguagem descritora de pagina)

Inicio do desenvolvimento do osCommerce  em 2000 (primeiro software de e-commerce grátis)

Aparecimento das tecnologias Ajax em 2005 (esta técnica permite a actualização dos conteúdos exibidos no navegador com base em pedidos secundários ao servidor)

Disponibilidade de bibliotecas grátis para implementar arquitecturas MVC em meados da primeira decada do sec XXI (ex: Zend Framework em 2005 e o CodeIgniter em 2006)

Aparecimento do jQuery em 2006 ( biblioteca grátis para facilitar manipulação directa dos conteúdos do documento no navegador)

Inicio do desenvolvimento do Opencart em 2007 ( software de e-commrece grátis)

Definição do XHTML 1.1 em 2007 (padrão da linguagem descritora de pagina)

Definição do HTML5 em 2008 (padrão da linguagem descritora de pagina)

O Facebook atinge 100 milhões de utilizadores em 2008

Desenvolvimentos da especificação CSS3 a partir de 2010 (permitem uma maior riqueza e controlo dinamico na definição da apresentação dos conteúdos)

Aparecimento do Bootstrap em 2011 (biblioteca grátis para desenvolvimento de interfaces web que se adaptam ao ecrã do cliente e facilitando o desenvolvimento de sites para telemóveis)